Qual a importância de consumir fruta da época?
Cada fruta tem as suas condições favoráveis de desenvolvimento. Por isso, em cada estação somos presenteados com os diferentes aromas, paladares e texturas que caracterizam as variadas frutas que habitualmente consumimos.
Mas qual será a vantagem de optar por estas frutas?
Na verdade são muitas: custo, sabor, propriedades nutricionais, menor utilização de agrotóxicos e menor pegada ecológica!
Conhece a expressão: “ Pensar global, comer local? É uma bela maneira de ilustrar como o nosso saber deve ser o mais vasto que conseguirmos, enquanto que aquilo que comemos deverá ser o mais local possível.
São inúmeras as vantagens de comer alimentos produzidos na nossa região, na época adequada, nomeadamente frutos, pois são alimentos mais naturais, adaptam-se ao nosso solo, clima, e respeitam um ciclo natural de crescimento, o que significa menor utilização de fertilizantes, agrotóxicos e pesticidas.
Diferentes frutas desenvolvem-se em diferentes épocas também devido às diferentes características que cada fruta tem, assim umas adaptam-se ao Verão (pêssegos, ameixas, melancia, etc) e precisam de sol e calor para crescer e ganhar aquele sabor que tanto apreciamos , outras adaptam-se ao frio e pouco sol do Inverno (laranja, tangerina, abacate, etc), e outras frutas ainda existem o ano inteiro, e adaptam-se a qualquer clima (banana da madeira por exemplo).
As frutas de estação para além de mais saborosas, são também mais ricas do ponto de vista nutricional, pois ao serem cultivadas de forma adequada, têm capacidade de captar do solo em que crescem muito mais nutrientes. Assim, uma fruta
consumida fora de época é nutricionalmente muito mais pobre do que essa mesma fruta consumida na época adequada.
Quando cultivados, fora de época, muitas vezes em estufa, os alimentos tornam- se menos saborosos e carregam substâncias químicas que passam para o nosso organismo. Além disso, a produção fora de época é também muito prejudicial para o ambiente, pois os solos não são respeitados e estas produções massivas levam uma vez mais a utilização desmedida de agrotóxicos que podem contaminar os alimentos e também os lençóis freáticos e os solos.
Outra vantagem prende-se com o facto das frutas da época serem mais abundantes, logo haverá mais oferta o que significa custo mais baixo.
A OMS recomenda o consumo de 400 g de frutas, hortaliças e legumes, frescos, diariamente.
Então se é daquelas pessoas que comem poucos hortícolas no seu prato, pelo menos 3 porções de fruta por dia devem fazer parte da sua rotina.
Porções de fruta:
*média
**ou framboesas/mirtilos/amoras
Fruta da época:
Se tiver dúvidas de como incluir mais fruta no seu dia a dia, fale com a nossa equipa de nutricionistas, estamos sempre dispostos a ajudar.
Autoria: Drª Carla Sousa Marques