Laticínios vegetarianos: um novo universo!
Na minha opinião, e de algumas clientes e amigos, uma das coisas mais difíceis em mudar quando queremos fazer uma alimentação vegetariana, são os laticínios.
Por isso, no último workshop, dedicamo-nos à confeção de receitas de laticínios vegetarianos (muitas por sinal) com a grande ajuda do Doce Limão, pois fui mais exigente comigo mesma e diga-se de passagem com as cozinheiras, Cristina e Bárbara na sua estreia nos workshops. Confecionamos algumas receitas crudívoras, fermentadas, iogurtes, … eu ADOREI!
Quando pensamos em receitas cruas, até parece que ficamos com os pelinhos todos em pé! A maior parte das vezes, restringimo-nos a pensar em saladas ou fruta e nunca nos lembramos que determinaos alimentos até podem ser comidos crús… as leguminosas são um exemplo bem flagrante! Quando começamos a entrar neste universo do crudivorismo, novas portas abrem-se. Aprendemos muito sobre a funcionalidade dos alimentos, as sinergias entre eles …bom, um universo de novos paladares espera-nos!
Aqui fica uma receita do queijo de grão-de-bico, que nossa querida Conceição Trucom tem divulgado e que fizemos neste último workshop. Amei esta receita porque usamos o grão-de-bico CRÚ….veja como…
Ah! Lembrei de dizer que para quem deseja iniciar receitas cruas como os queijos e manteigas etc…tudo o que precisa virar uma pasta, o caju cru é o melhor fruto para isso, muito versátil e fácil de trabalhar! Mãos a obra!
QUEIJO DE GRÃO-DE-BICO
Ingredientes:
• 1 Chávena (chá) de caju demolhado durante cerca de 3 horas
• 1 Chávena (chá) de grão-de-bico germinado e sem pele
• 1 Chávena de (chá) de Rejuvelac
• Sumo fresco de 1/2 limão médio
• Alho em pó opcional
• Sal dos himalaias a gosto
• Ervas aromáticas a gosto
Modo de Preparação:
• Fermentação: Triture, ao mesmo tempo no liquidificador, o caju e o grão com o rejuvelac. Coloque aos poucos o rejuvelac para observar se fica uma pasta não muito líquida. A ideia é conseguir uma pasta espessa. Passe toda a massa para um voil e pendure num local reservado para sorar. (aqui usamos mesmo um escorredor de inox do gênero do de massa com furos pequenos e deu certo).
Deixe fermentar por um mínimo de 8 horas, o ideal são 24 horas no máximo.
• Preparação: Retire o “queijo” fermentado do voil para uma tigela pirex. Com um garfo abra o queijo, acrescente todos os temperos e misture tudo levemente. Dê a forma que desejar.
Autoria: Drª Márcia Elias