O segredo? Está na qualidade!
O açúcar está presente em quase tudo o que comemos. Alegra os nossos dias, adoça a nossa vida e quando consumido de forma equilibrada até que é uma ótima fonte de prazer e bem-estar.
Contudo, como tudo na vida, o segredo está no equilíbrio e, neste caso, na dose. O seu consumo excessivo está intimamente relacionado com o aparecimento de diabetes e a uma série de possíveis complicações de saúde.
Sabia, por exemplo, que todo o açúcar consumido em excesso é armazenado no nosso organismo na forma de triglicéridos?
É verdade, o nosso corpo parece ter a capacidade de converter as calorias que não são gastas, em triglicéridos que serão armazenados nas células gordas e libertados quando o organismo precisar de usar energia novamente.
Até aqui, nada de preocupante. O problema pode surgir quando os níveis de triglicéridos se tornam elevados pois isso poderá resultar num aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, ganho de peso, diabetes e hipertensão. Para mim, o “segredo” está essencialmente em sabermos escolher bem o açúcar na hora de o consumir.
Se sentimos essa vontade ou “necessidade” façamos, pelo menos, uma escolha em consciência e procuremos um açúcar de qualidade superior.
Aqui ficam 2 sugestões de qualidade e que poderá encontrar na Bioforma, está claro!
Agave:
O néctar desta planta suculenta proveniente do México é um substituto natural do açúcar. É uma fonte de ferro, zinco, cálcio, potássio e magnésio e apesar de ser mais doce que o açúcar, tem um menor índice glicêmico, demorando mais tempo para libertar glucose no sangue. Isso, não só evita picos de insulina, como também promove uma maior sensação de saciedade.
Açúcar de coco:
É igualmente um bom substituto do açúcar comum. Além de possuir um baixo índice glicêmico sendo, por isso, muito útil em dietas de emagrecimento é também uma fonte de vitaminas do complexo B, de ferro, de zinco, de potássio e de magnésio.
Estas foram as dicas… agora delicie-se e dê-nos a sua opinião.
Autoria: Drª Cristina Usnik