Colagénio, "a proteína que nos segura"
Hoje falamos de pele, de saúde, de beleza e de Colagénio. Sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano? Às vezes nem lhe damos a devida atenção e não cuidamos dela como deve ser, mas a pele desempenha um papel vital no nosso corpo.
Além de ter um papel sensorial, também constitui uma barreira física contra agentes ambientais. Contudo, à medida que envelhecemos, é muito frequente ocorrem alterações nos processos metabólicos, de componentes estruturais da pele, como é o caso do colagénio.
Resultado… secura da pele, flacidez e rugas.
O colagénio é uma proteína fibrosa que compõe cerca de 30% da quantidade total de proteína no organismo e 70% da proteína existente na nossa pele. Além de desempenhar um papel vital na estrutura da pele, também contribui para a estrutura dos ossos e das articulações.
O stresse do dia-a-dia e a adoção de hábitos de vida, cada vez mais sedentários, parecem contribuir para um aumento do stresse oxidativo e consequentemente para uma maior degradação das fibras de colagénio.
O envelhecimento, a dieta e o estilo de vida adotado levam muitas vezes a uma diminuição dos níveis de colagénio no nosso organismo e consequentemente a uma diminuição da firmeza e da elasticidade… É aí que começamos a notar a pele mais flácida e o aparecimento das indesejadas rugas. O colagénio existe de forma natural no nosso corpo e contribui para dar estrutura, firmeza e elasticidade à pele, contudo, o seu papel no nosso organismo não fica só por aqui, uma vez que também desempenha um papel importante ao nível dos ossos, dos ligamentos, dos tendões e dos músculos esqueléticos.
À medida que envelhecemos, principalmente a partir dos 30 anos, há uma diminuição dos níveis de colagénio no nosso organismo.
Contudo, vários estudos comprovam que além do envelhecimento natural, a adoção de uma dieta rica em açúcares também pode conduzir a uma alteração na forma, na qualidade e na quantidade de elastina e de fibras de colagénio.
Na mulher, o decréscimo dos níveis de colagénio parece ser mais evidente após a menopausa. A juntar a isso, vem também as alterações hormonais, que por si só, já podem contribuir para uma perda da densidade, da firmeza e da elasticidade. Níveis reduzidos de colagénio estão igualmente associados a uma menor densidade óssea e numa diminuição da flexibilidade das articulações.
Vamos lá combater os sinais do envelhecimento e cuidar da saúde das nossas articulações? Como? Na Bioforma, pois claro
Na Bioforma, poderá encontrar o ULTRA COLAGÉNIO, um suplemento 100% natural à base de colagénio hidrolisado, ácido hialurónico, resveratrol, açaí, romã e videira vermelha que visa contribuir para a manutenção da estrutura da pele, reforçando as fibras de colagénio e protegendo-as dos efeitos nefastos do stresse oxidativo. O facto de vir em saquetas, faz com que seja muito prático de utilizar.
Ultra Colagénio 30 saquetas solúveis Bioforma®
As potenciais ações antioxidantes atribuídas pelo resveratrol, pelo açaí e pela romã poderão contribuir para um melhor controlo do stresse oxidativo e consequentemente, para uma melhor manutenção da estrutura do colagénio. Cerca de 50% do ácido hialurónico do organismo encontra-se na pele. O fato de ter uma elevada capacidade de retenção de água parece contribuir para a manutenção da hidratação e elasticidade da pele.
Dúvidas? Passe por uma das nossas lojas estamos lá para si.
Até breve!!
Autoria: Drª Cristina Usnik