Imunidade
Há uns meses atrás seria impensável, para a grande maioria de nós, que numa sociedade dita tão evoluída, o aparecimento de uma nova estirpe viral iria colocar mais de meio Mundo confinado às quatro paredes das suas casas e pôr em causa toda a economia mundial.
A verdade é que a história da Humanidade sempre foi marcada por pestes, pragas e epidemias que levaram à morte de muitas pessoas, contudo, nunca na História se viu algo como o que estamos a vivenciar agora. Um “bichinho” de coroa na cabeça e invisível a olho nu colocou todo um Planeta em alvoroço. O impensável aconteceu! Restaurantes e lojas fecharam, hotéis tiveram de seguir o mesmo rumo, os aviões deixaram de voar, cruzeiros ficaram em terra e nós tivemos que relembrar conceitos básicos de higiene como forma de evitar a propagação do vírus.
Lavar frequentemente as mãos, deixar os sapatos na porta de casa, mudar de roupa ao chegar da rua, proteger a boca e o nariz com o cotovelo sempre que espirramos ou tossimos são apenas algumas das principais recomendações que devemos seguir hoje e para sempre!
Mas, e reforçar o sistema imunitário?
O nosso foco neste momento deverá ser dificultar a entrada do vírus no nosso corpo e fortalecer o sistema imunitário, para que em caso de contaminação, o nosso organismo tenha a capacidade de o combater eficazmente.
Costumo comparar o nosso sistema imunitário a um exército que tem como principal função impedir a invasão de agentes patogénicos e combatê-los em caso de necessidade.
Descansar, praticar exercício físico e ter uma boa alimentação são meio caminho andado para um sistema imunitário fortalecido, mas por vezes há que recorrer à suplementação. Hoje falamos em 3 elementos fundamentais para o normal funcionamento do sistema imunitário.
1. Vitamina C
A vitamina C está naturalmente presente numa série de alimentos como a laranja, o limão, o morango, a toranja, o Kiwi, a papaia, os brócolos e os espinafres contudo, nem sempre os consumimos nas quantidades necessárias e quando os confecionamos, esquecemo-nos que a cozedura acaba por conduzir a perdas consideráveis desta vitamina.
Sabemos que além de contribuir para o normal metabolismo produtor de energia, contribuindo para a redução do cansaço e da fadiga, esta vitamina também contribui para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis e para o normal funcionamento do sistema imunitário.
Vitamina C 800 mg 60 cápsulas Bioforma®
2. Vitamina D
Já todos sabemos que a vitamina D contribui para a manutenção de ossos normais e para níveis normais de cálcio no sangue, contudo, nos últimos tempos, muito se tem falado da contribuição desta vitamina para o normal funcionamento do sistema imunitário.
Como é que podemos obtê-la?
Além de poder recorrer à suplementação, ou ao consumo de alimentos ricos em vitamina D (peixe, leite, fígado, ovos, queijo cheddar e óleo de fígado de bacalhau), os especialistas aconselham a exposição diária à luz solar durante cerca de 10-15 minutos para que o nosso organismo a consiga produzir em quantidades adequadas.
Vitamina D 5000 Ui 60 cápsulas Bioforma®
3. Zinco
O Zinco é um mineral muito importante para o nosso organismo dado que, além de contribuir para o normal funcionamento do sistema imunitário, também contribui para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis, para o processo de divisão celular, para a síntese normal de proteínas, para fertilidade e reprodução normais e para a manutenção de ossos normais, entre outros.
Não temos a capacidade de o produzir havendo, por isso, a necessidade de obtê-lo através da suplementação ou através do consumo de alimentos que o contenham. Amêndoa, amendoim, castanha do Brasil, caju, sementes de abóbora, carne e ostras são algumas das fontes naturais deste mineral tão importante para o sistema imunitário.
Zincform® 60 comprimidos mastigáveis Bioforma®
Em breve voltamos com mais dicas. Até breve!!
Autoria: Drª Cristina Usnik