Chia... a Super semente
Muitos de vós já devem ter ouvido falar nas sementes de Chia. São umas sementes nativas da América do Sul, de dimensões muito reduzidas e de coloração acinzentada.
Atualmente,são conhecidas e consumidas um pouco por todo o mundo pelas suas qualidades nutricionais mas a sua utilização já remonta à era dos Aztecas. Apesar de pequeninas, estas sementes estão carregadas de proteína e fibra e são, por isso, um dos melhores amigos de todos aqueles que optam por um regime alimentar vegetariano ou "vegan". Com uma grande variedade de nutrientes, que vão desde o ferro, o potássio, o cálcio e o magnésio, as sementes de chia são também uma fonte ideal de Energia de Libertação Lenta.
O ferro, além de contribuir para uma normal função cognitiva, também contribui para a normal formação de glóbulos vermelhos e de hemoglobina, para a redução do cansaço e da fadiga e para o normal funcionamento do sistema imunitário.
O potássio, além de contribuir para a manutenção de uma pressão arterial normal, também contribui para o normal funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.
O magnésio além de contribuir para a redução do cansaço e da fadiga, também contribui para o normal funcionamento do sistema nervoso e dos músculos, bem como, para uma normal função psicológica e para a síntese normal de proteínas e para a manutenção de ossos normais.***
O cálcio, além de contribuir para a normal coagulação do sangue e para uma neurotransmissão normal, também contribui para o normal funcionamento muscular, para o normal funcionamento das enzimas digestivas e para a manutenção de ossos e dentes normais.***
Quem diria que uma semente tão pequenina poderia estar tão carregadinha de saúde? :)
Mas atenção!! As sementes de chia devem ser sempre demolhadas antes de serem consumidas. Quando em contacto com algum líquido ou alimento mais pastoso, adquirem uma consistência gelatinosa e só aí deverão estar prontas a ser consumidas.
Sementes de chia biológicas 200g Bioforma®
Autoria: Drª Cristina Usnik