Cuide do seu coração!
Quando falamos em coração, referimo-nos ao motor que bombeia o sangue por todo o nosso corpo, fornecendo os nutrientes necessários a todas as células do organismo. Atendendo a que este músculo cardíaco trabalha 24 sob 24 horas sem intervalo, há que ter cuidados diários para garantir o seu bom funcionamento.
Atualmente as doenças cardiovasculares têm tido um enorme crescimento, sendo consideradas das principais causas de morte em Portugal. As doenças cardiovasculares afetam, não só o coração, como também os vasos sanguíneos (vasos capilares, artérias e veias), sendo a doença coronária considerada das mais preocupantes. Este tipo de doença inclui complicações como a angina de peito, enfarte agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), entre outras. É, sem dúvida, assustador e por isso o nosso papel é cada vez mais ativo na prevenção das doenças associadas a todo o sistema cardiovascular.
O primeiro passo para minimizar a probabilidade de desenvolver uma doença cardiovascular, passa pela adoção de medidas preventivas que incluem o controlo dos factores de risco. Vamos conhecer alguns factores de risco que podemos modificar:
- Hipertensão Arterial
- Hipertrigliceridemia
- Hipercolesterolemia
- Diabetes
- Obesidade
- Sedentarismo
- Excesso de bebidas alcoólicas
Sabia que o ácido ecosapentaenóico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA) presentes no ómega 3, contribuem para o normal funcionamento do coração? Pois, é verdade J Os ácidos gordos ómega 3 (EPA e DHA) são ácidos gordos poliinsaturados considerados essenciais, uma vez que o nosso organismo não os consegue produzir, mas utiliza-os para o funcionamento de vários sistemas biológicos, dada a sua importância como constituíntes da membrana celular. Por esta razão, é extremamente importante garantir o aporte necessário de ácidos gordos ómega 3, assegurando o funcionamento e integridade da membrana celular.
Os ácidos gordos ómega 3 fazem parte da constituição da bainha de mielina, uma camada lipídica presente nos neurónios, e que é responsável pelo seu funcionamento, principalmente no que diz respeito à transmissão do impulso nervoso. Constata-se então a importância dos ácidos gordos, nomeadamente o DHA, na manutenção de uma normal função cerebral. Dado que os ácidos gordos presentes no ómega 3 também exercem um papel importante no desenvolvimento e formação da retina, pode-se afirmar que o DHA é importante para garantir a manutenção de uma visão normal.
Vários estudos referem a investigação do potencial efeito na regulação da resposta inflamatória do organismo, atribuído aos ácidos gordos presentes no ómega 3. Associa-se o efeito anti-inflamatório do ómega 3 à redução dos níveis de triglicéridos; diminuição dos níveis de LDL (comumente designado de mau colesterol) e aumento dos níveis de HDL (comumente designado de bom colesterol); prevenção da formação de placas de gordura nas paredes das artérias e na prevenção da obesidade.
Como podemos ver, os benefícios do ómega 3 são extensos e o nosso papel é alertarmos para o consumo diário destas gorduras boas para o nosso organismo. Mas onde é que podemos encontrar boas fontes de ómega 3?
Ora bem, temos como exemplos os óleos vegetais e sementes de chia e linhaça; oleaginosas (por exemplo as nozes e as amêndoas); peixes gordos (por exemplo o salmão, sardinha, cavala e atum) e os óleos de peixe.
Por vezes a ingestão de ómega 3 através da alimentação não é suficiente, pelo que torna-se benéfico o consumo de fontes mais concentradas. O óleo de peixe é das melhores fontes de ácidos gordos ómega 3, e felizmente é possível consumi-lo de uma maneira mais acessível.
Como? Já conhece a gama Vitamar disponível nas lojas Bioforma? Não perca a oportunidade de conhecer esta excelente fonte de ómega 3 disponível em cápsulas para uma ingestão diária de ácidos gordos EPA e DHA.
Vitamar Basic 120 cápsulas Bioforma®
Vitamar Mega 60 cápsulas Bioforma®
Venha conhecer de perto as várias opções de ómega 3 que a Bioforma tem para si, e sinta-se no conforto de um atendimento profissional e personalizado, sempre ao seu dispor.
Autoria: Drª Patrícia Rodrigues