Infeções urinárias? Este verão, Não!!
Vontade constante de ir à casa de banho, odor forte da urina, desconforto e, até mesmo, dor ao urinar podem ser sinal de infeção urinária.
Apesar de poderem atingir tanto homens como mulheres, as infeções urinárias são mais prevalentes no sexo feminino.
E porquê?
A explicação parece dever-se ao facto da uretra feminina (canal que liga a bexiga ao meio exterior) ser muito mais curta (+/-5cm) e exposta do que a masculina(+/-20cm), o que facilita muito mais o acesso das bactérias à bexiga. A infeção urinária é causada pela entrada de bactérias no trato urinário. Sendo o das mulheres mais pequeno, estas bactérias têm mais facilidade em chegar à bexiga, causando uma maior infeção.
O verão é, por norma, uma época muito propícia ao desenvolvimento de infeções urinárias. A utilização de roupa interior sintética, o facto de passarmos algum tempo com o fato de banho húmido, as idas frequentes à piscina associado ao calor e à humidade excessiva podem alterar a flora vaginal e os seus mecanismos de defesa nesta época. As bactérias colonizam a entrada da vagina e ascendem pela uretra até a bexiga. Em circunstâncias normais deverão ser eliminadas naturalmente pelo fluxo vaginal e pelas propriedades antibacterianas da urina, mas quando isso não acontece, aderem ao epitélio da bexiga, reproduzem-se e causam danos.
A Bioforma criou um pack anti-infeções urinárias, a pensar em todos aqueles que são mais propensos a este tipo de patologia nesta altura do ano. O que contém? Um conjunto de substâncias com propriedades diuréticas, antioxidantes e promotoras de um trato urinário saudável. Quer saber quais são?
Aqui estão elas:
1- Arando vermelho
O arando vermelho é uma baga de cor avermelhada, rico em proantocianidina A, um antioxidante natural. Alguns estudos clínicos e epidemiológicos apontam para o fato da proantocianidina A, presente nas bagas de arando vermelho, poder contribuir para inibir a adesão de bactérias uropatogénicas (ex. E.coli) às células do epitélio das vias urinárias e promover a manutenção de um trato urinário saudável.
Arando vermelho (Cranberry) 60 comprimidos Bioforma®
2- Urze
A urze é uma planta composta por um conjunto de substâncias (flavonoides, glucósidos da hidroquinona, taninos e esteróis) que parecem contribuir para que apresente propriedades antissépticas das vias urinárias daí que seja frequentemente utilizada como coadjuvante no tratamento de infeções das vias urinárias. Atribui-se o aumento da diurese e a sua ação antisséptica à presença de hidroquinona na sua composição.
3- Aipo
O aipo é uma planta tradicionalmente utilizada como diurético, em inflamações genitourinárias, edemas, na hiperuricemia e na gota.
4- Fumária
A fumária tem a sua utilização aprovada pela comissão E como coadjuvante no tratamento de disfunções da vesícula, canais biliares e do trato gastrintestinal. Além de ter um efeito antiespasmódico sobre as vias biliares e o trato gastrintestinal, a fumária apresenta também uma ação colerética e diurética.
5- Bisnaga
A bisnaga é uma planta frequentemente utilizada como diurético nos edemas e para expulsar pequenos cálculos das vias urinárias. Acredita-se que o seu teor em furanocromonas pode contribuir para que apresente uma ação espasmolítica. Os seus derivados cumarínicos, por outro lado, parecem ser os principais responsáveis pela sua atuação sobre a musculatura das vias urinárias.
Diurform 60 comprimidos Bioforma®
6- “Barbas de Milho”
As “barbas de milho” são frequentemente utilizadas como coadjuvantes no tratamento de afeções das mucosas e do trato urinário. Os sais de potássio e os flavonoides presentes nos estiletes e nos estigmas do milho parecem ser os principais responsáveis pela sua ação diurética.
Tisana Barbas de Milho 50g Bioforma®
Autoria: Drª Cristina Usnik