Dia Mundial da Diabetes
O mês de novembro é dedicado à Diabetes, e o que é? Ora bem é uma doença metabólica crónica, que pode ter várias causas e que resulta de várias alterações fisiopatológicas que conduzem à elevação permanente da glicemia (concentração de açúcar no sangue).
Existem 2 causas que podem levar à diabetes, sendo elas:
- O pâncreas produz insulina em quantidade insuficiente ou não é capaz de produzir nenhuma quantidade de insulina;
- Quando o organismo não responde adequadamente à insulina-condição de "resistência à insulina"
É o resultado de maus hábitos e de fatores considerados de risco como o sedentarismo, má alimentação e mastigação, tabagismo, hipertensão arterial, obesidade, privação do sono, história familiar.
Muitas vezes, o cuidado com a alimentação e a prática regular de exercício são suficientes para evitar a doença ou para a manter controlada. Em casos mais avançados é necessário a toma de medicamentos ou suplementos para o tratamento da mesma.
Em relação à alimentação, deve fazer o seguinte:
- Ingerir alimentos ricos em fibra (Fruta, hortícolas, leguminosas, pão integral, arroz e massas integrais);
- Consumir alimentos ricos em ácidos gordos monoinsaturados (azeite, óleo de amendoim, abacate e frutos oleaginosos (avelã, amêndoas, outros);
- Ingerir alimentos ricos em ácidos gordos ómega 3 e ómega 6 (sardinha, atum, cavala, arenque, salmão, nozes, amendoins);
- Beber 1,5-3 litros de água por dia.
- Comer várias vezes ao dia (5 - 6 refeições diárias) e a horas regulares;
- Mastigar calmamente;
- Utilizar especiarias e ervas aromáticas;
- Privilegiar métodos de confeção culinária saudáveis como os grelhados, os assados com pouca gordura, e os cozidos, em vez de fritos.
Mesmo com diabetes é possível ter uma vida social, participar em jantares e convívios e até mesmo comer um docinho desde que seja de forma controlada. Recomendamos, contudo, que não ingera em grandes quantidades, nem diariamente, álcool, doces, chocolates, açúcares, fritos e alimentos ricos em gordura. Também não deve exagerar nas quantidades de arroz, massas e batatas. Mantenha as quantidades sugeridas pela sua nutricionista.
Autoria: Drª Jéssica Pinto - Nutricionista Bioforma