PT EN FR ES

Maio, o mês do coração

O mês de maio é conhecido com o “Mês do Coração”, o mês em que se reforça os conselhos prestados na tentativa de melhor cuidarmos daquele que é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo – o coração! Por isso e, pela importância que assume, o coração deverá ser alvo dos nossos cuidados todos os dias da nossa vida.

Por norma, focamo-nos naquilo que se deve evitar para não prejudicar a saúde cardiovascular: reduzir o consumo de sal, evitar alimentos fritos e processados, não fumar, reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas são alguns dos exemplos. E, além disso, damos mais importância a doenças como a diabetes, a hipertensão, displipdemias e outras que estão muitas vezes na base dos problemas cardiovasculares.

Mas, hoje iremos focar no que podemos fazer para melhorar a saúde deste pequeno grande órgão, do qual a nossa vida depende!

Mas, do que estamos a falar?

  1. Seja mais ativo! E, não, não precisa de ir ao ginásio! Basta pequenas adaptações no dia-a-dia que fazem toda a diferença, como por exemplo: utilizar escadas em vez do elevador, estacionar o carro mais distante do seu local de trabalho, realizar pequenas caminhadas na hora do almoço e, vez de ficar sentado, em casa realize atividades como dança ou brinque com os seus filhos jogos como: futebol, à “apanhada” e outros. No fundo, é ser mais ativo do que agora é!
  1. Cuide da sua alimentação! Aumente o consumo diário de alimentos que contenham pigmentos vermelhos e/ou arroxeados, como: mirtilos, tomate, couve roxa, beringela, melância, pimentos, framboesas e romãs. Estes alimentos são ricos em polifenóis, antocianinas, licopeno e vários antioxidantes cruciais na proteção do seu coração.
  1. Consuma “boas gorduras”. As gorduras saudáveis vindas do azeite, dos peixes gordos, de suplementos com ómega 3, de sementes como a chia e a linhaça e também da pêra abacate devem ser consumidas em pequenas porções, mas ingeridas diariamente.
  1. Ingira mais fibras! Através de legumes, flocos de aveia, suplementos de psílio, farelo de aveia ou de trigo, por exemplo. As fibras são fundamentais para limitar a absorção de gorduras e açúcar pelo seu intestino, contribuindo assim para manter o seu organismo mais equilibrado.
  1. Consuma alho. Ao natural ou em suplementos. Vários são os estudos que mostram os seus efeitos benéficos na saúde, nomeadamente na redução da tensão arterial e os níveis de colesterol.
  1. Reduza o consumo de sal e aumente o de potássio. O uso de ervas aromáticas é uma estratégia eficiente na redução da adição de sal nos alimentos.
  1. Mantenha um peso saudável. Se está acima do seu peso ideal, procure ajuda de um nutricionista, pois o excesso de peso é, por si só, um grande contributo para outras doenças crónicas não transmissíveis que vão acabar por interferir com a saúde do seu coração.
  1. Toma Estatinas? Se toma Estatinas para controlar o seu colesterol, inclua na sua alimentação um suplemento de coenzima Q10, pois as estatinas inibem não só a síntese do colesterol mas também desta tão importante coenzima. Os principais sintomas de Coenzima Q10 baixa são: cansaço muscular, fadiga e também pode ser responsável pela insuficiência cardíaca.


Se procura de mais informações para melhorar ou prevenir a sua saúde cardiovascular, visite uma das nossas lojas Bioforma e descubra o Biofórmula +. O nosso serviço exclusivo de acompanhamento nutricional personalizado, por uma equipa de nutricionistas credenciadas e, ainda, uma seleção de produtos e suplementos adequados a si. Tudo feito à sua medida!


Autoria: Drª Carla de Sousa Marques - Nutricionista Bioforma

Partilhar:   Facebook   Twitter   Pinterest      Enviar por e-mail:  Enviar por E-mail

Apoio ao cliente: +351 291 640 504 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
(dias úteis das 8h30 às 13h e das 14h às 17h30)

Siga-nos em

POLÍTICA DE PRIVACIDADE  |  TERMOS E CONDIÇÕES  |  CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA  |  ©Topfarma, Lda. 2021. todos os direitos reservados.

  • A minha Conta
  • shopping cart
  • Voltar ao topo

Apoio ao Cliente
Disponível dias úteis das 08:30 às 17:30
Apoio ao Cliente
Olá,
bem-vindo à Bioforma, precisa de ajuda na sua compra online?
Iniciar o chat
Precisa de ajuda?
My Wishlist (0)