Mais energia e concentração!
Vivemos numa época de stress. E, a maioria das pessoas vive um alvoroço no dia a dia.
A maratona começa, de manhã, com a correria de ir por os filhos à escola. E, com o trabalho, a escola, o ginásio e outras atividades extracurriculares ou hobbies, acaba bem tarde e ainda, se calhar, com uma casa por arrumar.
A vida, hoje em dia, é um “tic tac” constante e acelerado! Com a pressão da sociedade, parece que nunca há tempo suficiente para tudo, promovendo para muitas pessoas e inclusive jovens e crianças pouco tempo para descansar, mau sono, mais fadiga e claro, por consequência mais dificuldades de memória e pouca concentração.
Claro que, pelo caminho, e falando de nutrição, um dos aspetos que ficam descurados é alimentação! E aí sim, as expressões: “Não tenho tempo para comer…” ou “É mais fácil cozinhar aquilo…” entram em ação!
Mas será que a nossa alimentação pode melhorar a nossa qualidade de vida, a energia diária e a nossa memória e concentração?
A resposta é: Claro que sim! Não se enche um depósito com gasóleo se um carro precisa de gasolina. Isto, se queremos que ande e tenha um motor funcional! A mesma coisa se aplica à nutrição:
- Primeiro que tudo, tente sempre, comer alimentos o mais naturais possível, para que os seus ciclos hormonais se mantenham saudáveis e o seu organismo não perca tempo e energia a tentar degradar agrotóxicos, xenobióticos e químicos disruptores endócrinos. Lembre-se: menos químicos, mais energia!
- Apanhe Sol e reforce a sua vitamina D.
- Fortifique a sua alimentação com vitaminas do complexo B que contribuem para normal metabolismo produtor de energia e melhoram a função cerebral. Inclua aveia nos pequenos-almoços e cereais integrais à refeição.
- Lembre-se que é sempre importante incluir fontes de ácidos gordos insaturados na sua dieta para a manutenção dos neurónios e saúde cerebral. Inclua peixe, sempre que possível, nas refeições principais. Consuma frutos oleaginosos, sementes aos lanches e abacate, rica também Beta-sitoesterol, misturada em saladas.
- Reforce o consumo de minerais como Ferro, Magnésio, Cálcio, Zinco e Selénio e vitamina C , A e E. Uma alimentação variada e equilibrada deve suprir essas necessidades. Vegetais, frutas, frutos oleaginosos e sementes, sem falta!
- Reforce na dieta aminoácidos que contribuem para relaxar, aumentar a sua energia e proteger o seu cérebro, como a Lisina, l-tirosina, acetil-l-carnitina, L-arginina, ácido glutâmico, taurina e L-triptofano. Para isso não descuide o consumo de fontes de proteína nas refeições principais e lanches.
- Inclua no seu dia a dia, fontes de colina, como o ovo que também auxiliam uma melhor memória e concentração.
- Opte por suplementos de Fosfatidilserina, presente por exemplo em vísceras, peixes gordos e soja, e Gingko biloba e Bacopa monnieri para diminuir a fadiga e melhorar a sua memória e concentração.
- E acima de tudo, se não consegue atuar sozinho, procure ajuda!
Procurar ajuda de um nutricionista, para dar estratégias ou recomendações para uma alimentação equilibrada, prazerosa e ainda fácil de adquirir e confecionar é sem dúvida uma prioridade. Se calhar, é menos um stress para a nossa vida, ter quem pense e ajude a criar uma ementa diária para nós e nos ajude a melhorar a energia diária!
No Biofórmula+ temos uma equipa especializada de nutricionistas ao seu dispor! Um serviço especializado e individualizado! Marque já a sua consulta na APP Bioforma ou www.bioforma.pt.
Autoria: Drª Carina Teixeira - Nutricionista Bioforma