PT EN FR ES

Ainda faz frio, como posso ajudar o meu sistema imunitário?

Fazer uma alimentação equilibrada, diversificada e, usufruindo de todos os nutrientes e benefícios de cada alimento, potencia um sistema imunitário mais forte, um melhor controlo metabólico e reduz processos inflamatórios, seja qual for a doença.

Além de que existe uma estreita relação entre o bem-estar do nosso microbioma (microrganismos que habitam no nosso intestino) com o bem-estar do nosso sistema imunitário e, consequentemente saúde física.

Mas, então quais são os alimentos que poderão ajudar o meu sistema imunitário?

Não existem alimentos específicos que contribuam para o reforço do sistema imunitário, mas sim um conjunto de ações diárias, tais como:
- uma boa gestão do nosso estado emocional e nível de stress, sendo muito importante ter boas rotinas do sono;
- a melhoria da nossa relação com os alimentos, optando sempre pelos sazonais, o mais natural possível e reduzindo o consumo de fast food, processados e açúcares refinados;
- o consumo de mais produtos hortícolas, frutas, leguminosas e frutos secos;
- a redução do consumo de produtos de origem animal (carne, peixe, ovos, leite e seus derivados);
- a moderação no consumo de cereais, pão e seus derivados. Em alguns casos, optar por géneros alimentícios sem glúten, pode ajudar a recuperar mais rápido se estiver doente;
- a ingestão de mais água e tisanas sem açúcar e/ou edulcorantes. Utilizar sempre ervas aromáticas como a salsa, os coentros, os orégãos e outros;
- o complemento com suplementos alimentares como, a vitamina D, o selénio e o zinco, a vitamina C, os ómegas, os probióticos ou outros, como a equinácea, o própolis, o tomilho, o gengibre, a curcuma e a pimenta preta, sempre adaptados às suas necessidades e orientados por um nutricionista ou outro profissional de saúde;
- a prática regular de exercício físico, evitando o sedentarismo.

Estas dicas são básicas e genéricas para qualquer um de nós. No entanto, as implementar de forma diferenciada e individualizada terá mais sucesso em manter a saúde do seu sistema imunitário ou a recuperar mais rapidamente em caso de doença.
E, é por isso, que na Bioforma dispomos de um serviço único e exclusivo composto por uma equipa de nutricionistas especializadas - o Biofórmula+. Este serviço permite a criação de planos alimentares ajustados às necessidades e objetivos individuais, sempre com a meta da promoção da saúde e bem-estar. Descubra tudo sobre este serviço em bioforma.pt e comece ainda hoje a cuidar de si e da sua família!


Autoria: Drª Sara Gomes - Nutricionista Bioforma

Partilhar:   Facebook   Twitter   Pinterest      Enviar por e-mail:  Enviar por E-mail

Apoio ao cliente: +351 291 640 504 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
(dias úteis das 8h30 às 13h e das 14h às 17h30)

Siga-nos em

POLÍTICA DE PRIVACIDADE  |  TERMOS E CONDIÇÕES  |  CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA  |  ©Topfarma, Lda. 2022. todos os direitos reservados.

  • A minha Conta
  • shopping cart
  • Voltar ao topo

Apoio ao Cliente
Disponível dias úteis das 08:30 às 17:30
Apoio ao Cliente
Olá,
bem-vindo à Bioforma, precisa de ajuda na sua compra online?
Iniciar o chat
Precisa de ajuda?
My Wishlist (0)