Preparado para a chegada do verão?
Com os dias mais longos e quentes, a “roupa do frio” volta a ser guardada e os “tecidos mais leves e finos” começam a sair do guarda-roupa.
É, também, nesta altura que surgem alguns desconfortos quanto ao nosso corpo e, por isso, existe uma grande procura pela melhoria da nossa aparência – aspeto físico.
A idealização pelo corpo magro e musculado está tão presente nos dias de hoje que, por vezes, pode levar a adoção dietas de perda de peso rápido, onde comportamentos alimentares muito restritivos podem colocar em risco a saúde. E, apesar da nossa auto-estima ser importante, a mudança de comportamentos e de hábitos alimentares deverão ter como principal objetivo a melhoria da nossa qualidade de vida e aumento de bem-estar.
Por isso, apresentamos alguns princípios-base para atingir os seus objetivos de forma saudável e equilibrada, sem esquecer a importância de um acompanhamento profissional (nutricionistas, por exemplo):
- Refletir sobre o objetivo pretendido: o que se pretende e porquê? Existem condições para mudar a alimentação e implementar a atividade física? Se surgirem dificuldades, como as irei ultrapassar? Atingir os seus objetivos, sejam de emagrecimento, aumento de massa muscular ou melhoria de uma patologia, implica a mudança de hábitos durante longos períodos de tempo;
- Procurar o apoio de um profissional de saúde habilitado, um Nutricionista. Por exemplo, para a perda de peso com sucesso é preciso um plano individualizado e um seguimento atento durante vários meses;
- Envolver, se possível a família e os amigos- o apoio destes é importante, pois vai ajudar na mudança de hábitos de vida saudável e a evitar recaídas;
- Ter a consciência que os suplementos alimentares ou medicamentos por si só, não vão ajudar de forma eficaz nos seus objetivos. Isso não existe! Existe antes sim, um compromisso consigo mesma(o) e um trabalho contínuo nas suas escolhas diárias, e uma avaliação da necessidade ou não de suplementação, por tempo determinado.
- Rejeitar metas impossíveis. Definir objetivos e prazos realistas com o Nutricionista. Por exemplo em casos de excesso de peso, uma perda gradual de 5-10% do peso inicial (0,5-1kg por semana), já se traduz em ganhos em saúde e é um objetivo realista.
- Aceitar, preparar, confiar e não desanimar. Lembrar que, em qualquer processo de mudança de hábitos alimentares, o sucesso pode demorar. Mudanças têm o seu tempo! Conte com fases de desânimo e momentos de insucesso em que vai querer desistir. Aprender a lidar com esses momentos é fundamental! No percurso vai perder peso, ganhar saúde e aprender a gostar mais de si, mesmo antes de atingir o resultado físico ideal.
A chegada do tempo quente não deve ser motivo para stress psicológico e pressão sobre o seu corpo/peso. Deverá, sim, ser um momento para continuar a implementar as boas práticas de saúde e bem-estar, cuidar de si e de aproveitar o bom tempo que se faz sentir!
Além disso, sempre que falamos de auto-estima, não nos referimos apenas aos casos de perda de peso! Inúmeras são as situações de procura de aumento de massa muscular, de melhoria/prevenção de uma patologia ou de performance diária.
Por isso, e independentemente do seu objetivo, saiba que dispomos de um serviço único e exclusivo, o Biofórmula+, que garante um acompanhamento nutricional especializado e personalizado, com produtos e suplementos selecionados e, ainda, acompanhamento contínuo. Tudo isto sem pagar mais!
Adira já em bioforma.pt e comece, ainda, hoje a cuidar de si!
Autoria: Drª Sara Gomes - Nutricionista Bioforma