Alfafa... uma semente que germina!
Já ouviram falar na alfafa? A alfafa é uma pequena semente inativa que, em condições ideais de humidade e luz desenvolve-se e dá lugar a germinados ou brotes.
Se pretende aumentar a sua ingestão de nutrientes, então convém utilizar este tipo de alimento na sua dieta diária, já que é muito facilmente digerível e tem um grande aporte de nutrientes.
A alfafa germinada possui mais de 90% de água, um baixo conteúdo de hidratos de carbono e é uma fonte de proteínas já que contém um grande número de aminoácidos. Contém cálcio, fósforo, magnésio e ferro, vitaminas do complexo B e vitamina A, C, D, E e K, selénio e zinco. Além do mais, os germinados de alfafa, possuem enzimas digestivas que melhoram a nossa digestão e, aportam clorofila que é considerado, um poderoso desintoxicante e regenerador das células do fígado.
Querem aprender a germiná-la? Ora vejam lá:
DIA 1 - Coloque ¼ de chávena de sementes de alfalfa num recipiente de vidro com um pouco de água. Deixe de molho durante a noite.
DIA 2 e DIA 3 - De manhã, escorra a água com um coador. É importante manter as sementes húmidas (mas não completamente molhadas porque apodrecem), vá deitando um pouco de água e escorra. Repita este processo pelo menos 2 vezes por dia.
DIA 4 - Logo que os brotes tenham entre 2-3 cm pode conserva-los no frigorifico.
Agora, junte-as a uma salada, sandes, sumos e Voilá … Bom Apetite!
Sugestão de pequeno-almoço ou lanche: No meu caso acompanhei os germinados de alfalfa numa sandes: 2 fatias de pão de cereais sem glúten, 1 folha de alface, 1 rodela de tomate e 2 fatias finas de fiambre de peru.
Adorei, uma delícia! A combinação perfeita!
Autoria: Drª Maria Teresa Pita