Conheça os benefícios da quinoa
Quem não sabe o quão difícil é mudar hábitos, e na casa dos nossos pais não é exceção. Hoje cabe-me “criar” na cozinha, e pôr toda a família a consumir a Quinoa. Até a mana que é intolerante ao glúten poderá consumir.
A Quinoa, agora conhecida por muitos, é um grão originário da região da Cordilheira dos Andes, principalmente do Peru e da Bolívia. Este cereal possui 23% de proteína de alto valor biológico, 20% de gordura e o restante de hidratos de carbono, vitamina B1, B2, B3, B6, C e E, minerais como: Ferro, Cálcio e Fósforo e ainda uma enorme quantidade de fibras, auxiliando assim para o bom funcionamento intestinal, óptimo para quem se queixa de obstipação.
E já agora uma dica, porque não experimentá-la quem está numa fase de emagrecimento? Visto ser uma fonte de hidrato de carbono de baixo índice glicémico, logo leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue, evitando o excesso de insulina (Tema interessante para falarmos num outro dia), e além disso a combinação que nele existe de 20 aminoácidos essenciais são importantes na formação do músculo e aceleração do metabolismo, ajudando então a queima de gorduras. É também rico em ómega 3 e 6 e atua na recuperação dos tecidos. Dentre os aminoácidos, este grão, possui a lisina, que é responsável por ajudar a fortalecer a imunidade, aumentando assim as defesas do organismo, e a melhorar a memória. Existem ainda alguns estudos que fazem referência que estas qualidades naturais da quinoa a tornam importante aliada para prevenir doenças como o cancro de mama, a osteoporose e doenças cardiovasculares.
Podemos encontrar a quinoa sob a forma de grão, farinha, massa ou cereal.
Hoje vou usá-la em grão e acompanhar com legumes salteados, cogumelos e ovos.
Vamos lá pôr “mãos à cozinha” e desfrutar de todos estes benefícios.
Autoria: Drª Andreia Ferro