Farinha de grão-de-bico
O grão-de-bico foi uma das primeiras leguminosas a ser cultivada na Europa, na Ásia e em África.
Obtida a partir da moagem de grão-de-bico seco, a farinha de grão-de-bico é um alimento rico do ponto de vista nutricional.
Além de ser uma boa fonte de hidratos de carbono, proteínas, fibras, vitaminas do complexo B, o grão-de-bico é também fonte de vitaminas A, E, cálcio, magnésio, ferro e zinco.
É considerado por muitos nutricionistas um alimento ideal pelos seus benefícios nutricionais. E o melhor de tudo? Não contém glúten e, por isso, pode ser consumido por celíacos ou por todos aqueles que pretendem reduzir ou retirar a ingestão de alimentos com glúten.
Recentemente, descobri que a farinha de grão-de-bico também pode ser utilizada como substituto do ovo, não só do ponto de vista nutricional mas também em termos de utilização culinária.
No mínimo curioso, não é?
Aparentemente, quando misturada com água, adquire uma consistência e textura que ajudam a “dar liga”. Do ponto de vista nutricional, a farinha de grão-de-bico, além de conter uma quantidade interessante de proteínas de origem vegetal, também contém ótimas quantidades de fibra, o que pode contribuir para evitar a prisão de ventre e manter-nos saciados.
E o melhor de tudo?? Está em promoção nas lojas Bioforma.
Vamos experimentar?
Autoria: Drª Cristina Usnik