Gorduras boas VS Gorduras más
Porque comer gordura também é importante para o nosso organismo, hoje vou-vos falar de algumas opções mais saudáveis na hora de escolher gorduras.
Há alguns anos atrás, criou-se um conceito errado sobre as gorduras. Acreditava-se que todos os alimentos ricos em gordura eram responsáveis pelo aumento dos níveis de colesterol, pelo “entupimento” das artérias e pelo aparecimento das gorduras extra no nosso corpo.
Mas felizmente, este conceito tem vindo a mudar, ao longo do tempo, e sabe-se que as gorduras, tal como os hidratos de carbono e as proteínas, são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Além de serem uma excelente fonte energética e um elemento fundamental para a manutenção de uma pele e cabelos saudáveis, são importantes para a realização de funções tão vitais como a absorção das vitaminas lipossolúveis A, D, E e K.
As gorduras desempenham, igualmente, um papel importante na síntese de hormonas, como o estrogénio e a testosterona. Uma dieta pobre em gordura pode resultar no desenvolvimento de desequilíbrios hormonais pois as hormonas dependem da existência de gordura para terem um funcionamento ideal.
Então vamos lá aprender mais um pouco. As gorduras podem ser divididas em três classes principais: gorduras saturadas, gorduras insaturadas e gorduras trans.
Gorduras saturadas
As gorduras saturadas são maioritariamente de origem animal, mas também podem ser encontradas no Reino vegetal. São consideradas as mais prejudiciais para o organismo humano uma vez que contribuem para um aumento dos níveis de colesterol LDL e para o consequente aparecimento de problemas cardíacos.
Podemos encontrá-las na manteiga, nas natas, nos queijos gordos, nas carnes vermelhas, nos enchidos e ainda em alguns óleos vegetais como o óleo de palma.
Gorduras insaturadas
As gorduras insaturadas são as chamadas “boas gorduras”. São de origem vegetal e animal e podem ser encontradas no salmão selvagem, no óleo de linhaça, no azeite, nos óleos vegetais, no abacate, nas castanhas e nas nozes. Este tipo de gorduras contribui para o aumento do bom colesterol HDL no nosso organismo.
Gorduras trans
A gordura trans é o nome dado à gordura vegetal quando esta passa por um processo de hidrogenação natural ou industrial. Estudos científicos comprovaram que o consumo deste tipo de gordura é extremamente prejudicial para a saúde. As principais fontes de gordura trans são os alimentos que contêm gordura hidrogenada e os cozinhados em óleos vegetais submetidos a um sobreaquecimento, como por exemplo, alimentos processados industrialmente, comida pré-cozinhada, pastelaria, bolachas, batatas fritas e alguns cereais de pequeno-almoço.
Então, na hora de comer, o importante é saber escolher!
Opte pelas gorduras saudáveis. Vou vos deixar aqui alguns exemplos: frutos secos, as sementes de linhaça, de chia, de girassol ou de sésamo e os óleos de coco, linho, sésamo e girassol.
Autoria: Drª Andreia Ferro