Lancheira saudável… para miúdos e graúdos!
Hoje é dia de homenagear os mais pequeninos de casa, por isso vamos trazer à conversa uma das temáticas mais preocupantes para nós como pais: O que colocar na lancheira do meu filho?
Bem, vamos falar em termos da realidade actual, onde nós pais vivemos carregados com trabalho e a pensar que cada vez é menos o tempo que temos para dedicar para a confecção/elaboração de lanches mais saudáveis como melhor alternativa para fugir dos alimentos mais “práticos”, aqueles que já vêm prontos e que é só “pegar e andar”.
Agora, eu coloco aqui uma questão: “É realmente este tipo de produtos (carregados de açúcar, farinha, gorduras hidrogenadas, sódio e outros ingredientes) o que merecem os nossos filhos? Está realmente a cumprir a sua função como pai?
Cada vez mais estudos científicos comprovam que desde a infância é que começam os estragos da flora intestinal, com o uso (e abuso) de alimentos processados, que geralmente têm mais do que 5 ingredientes e que acabam por danificar o intestino a curto e longo prazo. Então, hoje eu quero propor opções mais saudáveis para a lancheira dos nossos filhos, porque eles merecem o melhor de nós, merecem ter saúde, e nós como pais não podemos ser egoístas ao ponto de não lhes dar-mos o melhor de nós, embora “leve um bocadinho mais de tempo na cozinha”.
Antes de mais, podemos esclarecer o que deve levar a lancheira, e isto vai depender evidentemente de quantas horas a criança passa fora de casa. Um bom lanche deve contar com todos os grupos de alimentos:
- 1-2 porções de farináceos
- 1-2 porções de proteína animal ou vegetal
- 1 porção de fruta e/ou verduras
- 1 porção de gorduras (das boas) e muita água.
Aqui fica a sugestão de 5 alternativas para variar a lancheira dos nossos filhos durante a semana de aulas.
1º Dia: Panquecas de banana barradas com manteiga de amêndoas (fazer a panqueca com 1 banana + 1 ovo inteiro + 2 colheres de sopa de centeio). Barrar com a manteiga de amêndoas. Pode acompanhar com 1 pacotinho de bebida vegetal de soja e morango
>>manteiga amendoa
2º Dia: Aveia Adormecida com fruta fresca: (1 iogurte natural de soja + 2 colheres de sopa de flocos de aveia + 1 colher de sopa de sementes de chia: 4 morangos e 1 kiwi biológicos picados no topo). Pode acompanhar com 1 sumo de uva biológico (para aqueles que gostam de acompanhar com uma bebida).
>>aveia fina
3º Dia: 4 a 6 Galetes de arroz ou de espelta barradas com 1 colher de sopa de compota biológica de abóbora. Acompanhar com 250 ml de bebida de arroz e coco. Acompanhar com uma clementina.
4º Dia: 2 Ovos caseiros cozidos + 3-4 tostas integrais de Linhaça ou chia (Dextrin). Acompanhar com 1 chávena de palitos de cenoura.
5º Dia: Sandes (2 fatias de pão rústico sem glúten) recheada com 1-2 colheres de sopa de manteiga de amendoim e cacau. Acompanhar com 1 maçã em cubos polvilhada com canela e xarope de agave.
O ideal é variar os lanchinhos da criança para que vão experimentando novos sabores e eliminar a tendência a rejeitar novos sabores. Lembre-se que são sugestões gerais, sem ter em conta o requerimento de cada criança. Para obter orientações específicas não hesite em solicitar a ajuda do nutricionista.
Autoria: Drª Cristina de Abreu