Da Austrália chega-nos ... Tea tree!
Se calhar já ouviu falar no óleo essencial de tea tree. Ainda recentemente saíram notícias que nos davam conta que é um produto indispensável para Meghan Markle, a nova duquesa de Sussex.
Podemos encontra-lo como ingrediente em várias formulações tópicas para tratamento de infeções uma vez que é comercializado como agente antissético e anti-inflamatório na Austrália, na Europa e na América do Norte. Também é frequente encontrarmos o óleo de tea tree como parte integrante da formulação de produtos para limpeza da casa, champôs, óleos de massagem e cremes para a pele e unhas. Mas o que terá este óleo essencial de especial que o torna indispensável para celebridades e não só?
O óleo de tea tree é obtido a partir das folhas de melaleuca alternifolia , um arbusto nativo da Austrália e utilizado, há séculos, pela população aborígene daquele país.
Diz-se que esmagavam as folhas de tea tree para extrair o óleo que era depois inalado para tratar tosses e constipações e aplicado sobre a pele como forma de tratar pequenas infeções e/ou irritações.
Os principais componentes ativos do óleo essencial incluem hidrocarbonetos terpénicos, monoterpenos e sesquiterpenos acreditando-se que são estes os principais responsáveis pelo seu efeito antibacteriano, antiviral e antifúngico.
Sabia que …
- O óleo de tea tree é frequentemente utilizado como repelente de insetos? As primeiras chuvas parecem dar-lhes vida e eles estão aí em força. Qua tal, proteger-se utilizando apenas algumas gotas de óleo de tea tree diluído num pouquinho de óleo de amêndoas doces ou óleo de coco? Se preferir, também pode optar por colocar umas gotinhas num difusor e purificar o ambiente enquanto repele os mosquitos… um verdadeiro 2 em 1.
- Este óleo é tradicionalmente utilizado, em pequenos cortes ou reações cutâneas, por acreditar-se que apresenta propriedades antisséticas? É muito frequente utilizá-lo logo após a picada de um mosquito ou quando notamos alguma pequena irritação da pele. A sua ação antissética, antibacteriana e antifúngica parece dar-lhe um largo espetro de atuação que permite o alívio de determinadas condições da pele.
- O óleo de tea tree faz parte de muitas formulações (cremes, sabonetes, géles,…) para o acne? Uma vez mais…a sua ação antissética e antibacteriana parece contribuir para o combate eficaz para o combate ao acne.
- Quando utilizado, a médio/longo prazo, o óleo de tea tree parece contribuir para a eliminação de fungos das unhas e dos pés?
- Mas atenção!! Apesar de ser parte integrante de uma grande variedade de produtos, o óleo de tea tree é principalmente utilizado na sua forma de óleo essencial. O facto de se tratar de um óleo essencial puro, ou seja, numa forma muito concentrada, faz com que devamos ter alguns cuidados na hora de o utilizar. Vamos lá saber quais são?
- Não ingira!! O produto, quando ingerido pode ser MUITO TÓXICO!!
- Destina-se a aplicação tópica, contudo, nunca o deve aplicar no seu estado puro. Dilua-o, em proporções iguais, de azeite, óleo de coco ou óleo de amêndoas doces.
- Mantenha o óleo afastado os olhos, interior do nariz e zonas sensíveis da pele.
Agora que já sabe mais um pouco sobre este “óleo maravilha” só lhe falta passar por uma loja Bioforma e tirar qualquer dúvida que ainda possa ter ficado. Até breve!! Feliz Ano Novo! :)
Autoria: Drª Cristina Usnik