Cuidando da saúde do fígado
O final do ano é uma época tradicionalmente marcada por convívios que acabam por resultar em excessos. Bebemos um pouquinho mais do que deveríamos, deitamo-nos mais tarde do que o habitual, comemos um pouquinho mais do que o desejável.
A verdade é que por mais divertidos que sejam, estes convívios acabam por levar a excessos que resultam em alterações ao bom funcionamento do nosso organismo.
Qual o órgão que mais acaba por sofrer com estes excessos? O fígado!
O fígado é um órgão “sensível” e não muito dado a excessos e por isso, nesta altura do ano, o álcool e a gordura em excesso acabam por ser os seus piores inimigos.
Sabia que o fígado, além de ter a capacidade de transformar substâncias tóxicas ou nocivas, também é responsável pela produção de fatores de coagulação essenciais para estancar uma hemorragia?
Este é, sem sombra de dúvidas, um órgão chave para o bom funcionamento do nosso organismo e estas são apenas algumas das principais funções desempenhadas pelo fígado:
- Processamento de nutrientes provenientes da alimentação
- Armazenamento de energia
- Filtração de bactérias e químicos tóxicos para o organismo
- Processamento do álcool
- Produção e controlo do metabolismo de determinadas proteínas importantes para o processo de coagulação e gorduras (incluindo o colesterol)
- Armazenamento de ferro
- Produção de vitamina A
- Metabolização de fármacos
Localizado na região superior direita do abdómen, este órgão, em forma de cunha é na verdade um dos órgãos mais complexos do corpo humano, desempenhando múltiplas funções no nosso organismo, que vão desde a produção de colesterol e de proteínas, até a regulação das concentrações de compostos químicos presentes no organismo e à produção de substâncias que intervêm na coagulação do sangue.
Os nutrientes provenientes dos alimentos são absorvidos pela parede intestinal e chegam ao fígado através da veia porta. Uma vez no seu interior, o sangue é processado de duas formas: por um lado, são eliminadas as bactérias e outras partículas estranhas absorvidas no intestino, por outro, muitos dos nutrientes absorvidos sofrem um fracionamento adicional, para que possam ser utilizados pelo organismo.
O fígado realiza este processo a grande velocidade e transfere o sangue cheio de nutrientes para a circulação geral.
Depois desta época tão propícia aos excessos, nada melhor do que dar ao nosso fígado uma atenção e cuidado especiais.
Vamos conhecer algumas das plantas que mais parecem contribuir para a sua saúde?
Cardo mariano
-Tradicionalmente utilizado, há mais de 2000 anos, para o tratamento de doenças hepáticas crónicas e para proteção do fígado contra toxinas e agentes degenerativos, o cardo mariano tem como princípio ativo a silimarina, uma mistura de três flavonolinhanos isómeros (silibina, silidianina e silicristina). A Comissão E aprovou a sua utilização para o tratamento de indigestões e de inflamações crónicas do fígado.
Fumaria
Popularmente utilizada em situações de mau funcionamento do fígado e da vesícula, a fumária teve a sua utilização aprovada pela Comissão E para o tratamento de disfunções na vesícula, canais biliares e do trato gastrintestinal.
Alcachofra
As suas folhas e raízes contêm uma substância, cinarina, que em conjunto com os ácidos aromáticos e os flavonóides parecem contribuir para a sua ação colerética, hepatoprotetora e hipocolesterolemiante. A alcachofra também tem uma ação diurética. A Comissão E aprovou a sua utilização para o tratamento de doenças do fígado e em situações de perda do apetite.
Boldo
Frequentemente utilizado como coadjuvante no tratamento de doenças do fígado e da vesícula biliar, o boldo também parece ser um bom coadjuvante no tratamento de perturbações digestivas. A Comissão E aprovou a sua utilização para o tratamento de leves espasmos gastrintestinais e em situações de indigestões.
Felizmente, na Bioforma pode encontrar um suplemento alimentar que contém todas estas plantas. Qual? Cynavit em ampolas.
Cynavit Hepatic formula 20 ampolas Bioforma®
A sua fórmula líquida garante uma absorção mais eficaz e o facto de vir em ampolas de plástico faz com que seja um produto muito prático para transportar para qualquer lado. Arrisco mesmo a dizer que este pode ser o seu melhor amigo na altura das festas ou pós festas. Ficou com dúvidas? Passe por uma das nossas lojas e teremos todo o gosto em esclarecê-las.
Até Breve e Feliz 2019!!!
Autoria: Drª Cristina Usnik