Dia internacional da saúde feminina
O calendário marca o dia 28 de Maio como o Dia Internacional da Saúde Feminina. Apesar de haver doenças comuns a homens e mulheres, a verdade é que algumas manifestam-se com mais frequência nos indivíduos do sexo feminino. E hoje o dia é de alerta e consciencialização.
Uma das maiores dores de cabeça das mulheres são as infeções urinárias. O tempo quente começa a chegar e o aumento da temperatura, associado ao tipo de vestuário utilizado, e a alguns hábitos não tão apropriados, podem contribuir para as tão indesejadas e nada confortáveis infeções urinárias. É importante referir que este tipo de infeção não ocorre apenas no Verão, manifestando-se ao longo de todo o ano contudo, nesta época do ano, o contato mais frequente da zona vaginal com tecidos húmidos e sintéticos (ex: fatos de banho, calças mais apertadas,...) ou com o cloro das piscinas pode favorecer o seu aparecimento.
Se é mais susceptível a este tipo de situações, saiba que a natureza colocou ao seu dispor umas bagas de coloração avermelhada, que podem ser as suas melhores amigas a partir de agora.
O "cranberry", ou arando vermelho como se diz em Português pode ser um verdadeiro aliado na hora de travar a infeção. Vários estudos sugerem que as proantocianidinas, um dos principais componentes dos arandos, inibe a adesão das bactérias patogénicas às paredes da mucosa do trato urinário, inibindo a proliferação bacteriana. Pode encontrar arandos na sua forma caramelizada contudo, não são aconselháveis para quem sofre deste tipo de patologia. As bactérias e os fungos patogénicos alimentam-se de açúcares e nestas alturas deve ponderar retirá-los da sua alimentação durante algum tempo. Daí que seja mais recomendável optar pela toma de um suplemento, sempre acompanhado de uma boa dose de água. A ingestão de água, 1L1/2, 2L de água por dia são fundamentais para o tratamento da infeção urinária.
Arando vermelho (Cranberry) 60 comprimidos Bioforma®
Outra das situações que mais afeta as mulheres é a secura vaginal, muito frequente na altura da menopausa. Todos sabemos que a menopausa é uma altura de muitas mudanças no corpo de uma mulher e essas mudanças devem-se maioritariamente à diminuição da produção de estrogénios.
Uma das formas de combater a secura típica dessa época é tomando um suplemento à base de Ómega 7 e é aqui que o óleo de espinheiro marítimo pode tornar-se no seu melhor amigo.
Ómega 7 (Óleo de Espinheiro-marítimo) 60 cápsulas Bioforma®
O Espinheiro marítimo é um arbusto utilizado há mais de 1000 anos na medicina Asiática tendo-se descoberto recentemente que a sua baga é uma fonte importante de ácidos gordos polinsaturados (ácidos gordos ómega 3, 6, 7 e 9, sendo excepcionalmente rico em *ácido palmitoleico (ómega 7), raramente encontrado no reino vegetal.). Os ácidos gordos polinsaturados são componentes estruturais importantes das membranas das mucosas que formam o revestimento protector lubrificante de alguns órgãos internos como o tracto respiratório e vaginal bem como a superfície dos olhos e da boca podendo, desta forma, ajudar a manter as membranas das mucosas saudáveis.
Para além do óleo do espinheiro marítimo ajudar a manter a lubrificação natural das membranas mucosas do tracto vaginal durante a menopausa, também ajuda na lubrificação natural da boca, dos olhos e do tracto digestivo.
Sendo rico em antioxidantes naturais previne lesões das membranas celulares. Os esteróis vegetais presentes no ómega 7 são benéficos para o metabolismo celular. De referir que o ácido ómega 7 é rico também em tocoferois, tocotrienóis, carotenoides e esteróis vegetais.
Hoje falamos de saúde no feminino. Espero que as dicas tenham sido úteis ;)
Autoria: Drª Cristina Usnik