No mês do coração falamos sobre... Colesterol
Maio é o mês do coração e por isso, hoje pensamos em falar-vos sobre um inimigo silencioso que pode contribuir para o "entupimento" das artérias e resultar em angina de peito (dor no peito), enfarte ou Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Já todos sabemos que a adoção de um estilo de vida saudável, com hábitos alimentares saudáveis e prática de exercício físico, é meio caminho andado para um coração saudável.
O colesterol, apesar de ser muitas vezes relatado como o mau da fita, em níveis adequados, desempenha funções primordiais para o nosso organismo.
Sabia que o nosso organismo necessita de colesterol para produzir determinadas hormonas e vitamina D?
Pois é!! É por isso mesmo que o produzimos endogenamente, no fígado. Contudo, algumas disfunções hepáticas e a ingestão excessiva de alimentos ricos em gordura pode levar a um aumento exagerado dos níveis de colesterol e aí podem surgir grandes problemas para a nossa saúde.
Felizmente, a natureza colocou ao nosso dispor uma série de elementos que têm como principal objetivo ajudar-nos a manter os níveis de colesterol em valores ditos "seguros" e saudáveis.
Vamos lá saber quais são? Aqui estão alguns:
1- Aveia: - A aveia é rica em fibra solúvel, acreditando-se que pode contribuir para uma diminuição dos níveis de colesterol. Há quem sugira as versões "mais naturais", menos processadas;
Flocos finos de Aveia integral biológica 1Kg Bioforma®
2- Sementes de linhaça e chia: - Por serem fontes naturais de ácidos gordos ómega 3 e 6, acredita-se que podem combater o mau colesterol, aumentando o bom;
Sementes de chia biológicas 200g Bioforma®
3- Óleos de peixe: - Os óleos de peixe são por norma boas fontes de ácidos gordos ómega 3, nomeadamente EPA (Ácido Ecosapentaenoico) e DHA (Ácido Docosa-hexaenoico). São cada vez mais os estudos que parecem comprovar a eficácia dos ácidos gordos ómega 3 na redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. EPA e DHA são dois tipos de ácidos gordos da cadeia ómega 3 que permitem melhorar a saúde cardiovascular. Além de terem a capacidade de diminuir os níveis de triglicéridos no sangue, apresentarem propriedades anti-inflamatórias, anti trombóticas e anti aterogénicas, parecem contribuir para um melhor controlo da hipertensão arterial;
Vitamar Mega 60 cápsulas Bioforma®
4- Levedura de Arroz Vermelho: Alguns estudos revelam que a toma de suplementos naturais à base de levedura de arroz vermelho contribui para a diminuição dos níveis de LDL colesterol (mau colesterol). Tal parece dever-se ao facto de a levedura do arroz vermelho possuir substâncias conhecidas como monocolinas. O principal metabolito é a monocolina K, uma substância estruturalmente semelhante à lovastatina, o primeiro fármaco membro da classe das estatinas a ser introduzido no mercado, com a capacidade de reduzir os níveis de colesterol. Os compostos de monocolina causam uma inibição competitiva reversível da enzima HMG-CoA redutase. Tal facto, contribui para a prevenção da redução do HMG-CoA a ácido mevalónico e à formação de colesterol.
5- Coenzima Q10: A coenzima Q10 faz parte da cadeia transportadora de eletrões sendo encontrada em grandes quantidades a nível mitocondrial, principalmente nos órgãos que necessitam de muita energia como os músculos, o cérebro e o coração. A toma de determinados fármacos que visam diminuir o colesterol pode resultar numa diminuição da concentração da Coenzima Q-10 e consequentemente no aparecimento de efeitos secundários nomeadamente a nível muscular. A Coenzima Q10 é também frequentemente utilizada a nível cardiovascular (ex: enfarte, cardiomiopatia,...)
Omegaway® Cardio DUO Pack 60+60 cápsulas
Maio é o mês do coração. Vamos cuidar dele!!
Autoria: Drª Cristina Usnik