Em tempo de gripes e constipações… Extrato de folha de Oliveira
Estamos em pleno inverno e as gripes e constipações estão no seu auge. As notícias dão-nos conta que Portugal está perante um dos vírus mais fortes da Europa e por isso, neste momento, a principal palavra de ordem deverá ser proteger!!
Uma das formas de contribuir para a manutenção e fortalecimento da imunidade pode passar pela toma de suplementos alimentares à base de extracto de oliveira, zinco e cobre.
Sabia que o zinco e o cobre contribuem para o normal funcionamento do Sistema Imunitário?
Em Portugal, as folhas de oliveira são frequentemente utilizadas por acreditar-se que contribuem para o controlo da tensão arterial contudo, hoje em dia, sabe-se que o extracto das folhas de oliveira também pode ser uma boa ajuda para o fortalecimento do sistema imunitário pois acredita-se que pode ter um papel importante no combate a bactérias, vírus, fungos e parasitas.
Esta capacidade parece dever-se ao seu teor em ácido elenólico, um dos principais componentes ativos do extracto de folha de Oliveira. No final da década de 60, uma equipa de investigação Holandesa isolou e analisou o ácido elenólico chegando à conclusão que este componente ativo, naturalmente presente no extracto de oliveira, apresentava a capacidade de inibir o crescimento de vírus, nomeadamente os responsáveis pelas constipações comuns dos humanos.
O extracto de folha de oliveira, da Comvita, é obtido através de um sistema de extracção único que permite obter um produto final composto por Oleuropeina e 11 outros compostos fenólicos que, trabalhando em sinergia parecem dar origem a um produto final com a capacidade de contribuir para o fortalecimento e manutenção do sistema imunitário bem como para a manutenção da saúde cardiovascular.
A Oleuropeina parece ser a principal responsável pela acção do extracto de folha de oliveira a nível cardiovascular. Em 1962, um investigador italiano reportou que a Oleuropeina apresentava a capacidade de diminuir a Pressão Arterial nos animais.
Atualmente, acredita-se que o efeito sinérgico da Oleuropeina e dos compostos fenólicos deste extracto contribuem para:
- O aumento da elasticidade das artérias, melhorando o fluxo sanguíneo e contribuindo para a diminuição da Pressão Arterial;
- Alívio de determinados tipos de inflamação;
- Ação antioxidante;
- O aumento da produção de energia.
Aqui fica a nossa dica de hoje… Extrato de Folha de Oliveira… uma boa forma de reforçar a imunidade, protegendo-se dos vírus responsáveis pelas gripes e constipações. Espero que a dica tenha sido útil…se tiver alguma dúvida, já sabe onde nos encontrar ;)
(Artigo escrito com base no livro “Olive LEaf Extract” de Jack Ritchason.)
Autoria: Drª Cristina Usnik