Em época de testes e exames...
Vêm aí os tão temidos exames e testes de final de ano. Lembro-me deles como se fosse ontem e se há coisa da qual não tenho saudade nenhuma do meu tempo de escola/universidade é mesmo desta época.
A responsabilidade é muita, o stresse está no seu ponto máximo e não comemos nada de jeito. A combinação perfeita para que as coisas não corram como desejamos. O stresse e os hábitos alimentares são como uma "bomba tic tac"... Os nossos piores amigos nesta época tão decisiva para todos nós.
E porquê?
Está comprovado que o stresse e os maus hábitos alimentares são dois dos principais factores que podem influenciar o bom funcionamento do cérebro.
É muito importante darmos ao nosso cérebro todos os nutrientes que ele necessita para nos sairmos bem nesta época tão fulcral na vida de um estudante.
Mas atenção, nem só de nutrientes vive o nosso cérebro...estudo e dedicação também são fundamentais.
Nesta época não vale apenas fiar-se na Virgem e não correr ;)
O nosso objetivo é dar-vos as dicas corretas para que passem esta época com maior tranquilidade. Como?
Fazendo aquilo que sabemos fazer melhor... Mas estudar...hum...isso tem que ser mesmo convosco ;)
Já vos falamos, diversas vezes, na importância que os ácidos gordos ómega 3 têm para o bom funcionamento cerebral e não só. O DHA, um dos ácidos gordos ómega 3 que podemos encontrar nos óleos de peixe, contribui para a manutenção de uma normal função cerebral, além de também contribuir para a manutenção de uma visão normal.
O tecido cerebral é essencialmente lipídico, com uma grande quantidade de ácidos gordos contudo, as células nervosas alimentam-se essencialmente de glicose e de oxigénio, sendo a transmissão e a modulação das mensagens químicas entre os neurónios da responsabilidade dos aminoácidos e dos peptídeos.
A arginina é um aminoácido básico que parece ter algum efeito na melhoria da capacidade de memória e concentração e que ajuda o organismo a produzir óxido nítrico, um elemento que parece apoiar o fluxo de sangue a muitas áreas do corpo incluindo o cérebro e o coração.
Onde é que podemos encontrá-la? Nas nozes, nas sementes de abóbora, no salmão, no perú, nos laticínios e na soja. A soja é uma fonte de arginina mas não só...
Sabia que a lecitina de soja contém vários nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo humano?
É uma fonte de fósforo, potássio, vitamina E e de ácidos gordos ómega 3 e 6. Mas não se fica por aqui...a lecitina de soja também é uma fonte natural de colina, um nutriente essencial pois não é sintetizado pelo corpo humano. A colina é responsável pela síntese de acetilcolina, um neurotransmissor responsável pelo bom funcionamento cerebral daí que também seja muito importante garantirmos que o nosso cérebro a recebe nas quantidades certas...principalmente nesta época.
Outra das nossas preocupações nesta época é mantermo-nos alerta e com uma maior agilidade mental.
Uma das plantas que nos pode ajudar a atingir estes objetivos é o ginseng siberiano.
O ginseng siberiano é um adaptogénio por natureza.
E o que quer dizer este termo??
Alimentos adaptogénicos são aqueles que devido à sua constituição têm a capacidade de modular vários sistemas no organismo permitindo que o corpo funcione melhor e esteja mais protegido de doenças e de problemas de saúde. Têm a capacidade por aumentar a resistência do organismo a pressões físicas, químicas e biológicas.
O ginseng siberiano, é uma planta adaptogénica que, além de parecer favorecer a resistência física e a capacidade para lidar com níveis elevados de stresse e de pressão, também parece contribuir para um melhor desempenho físico e mental.
Onde pode encontrar tudo isto?? Na Bioforma, está claro ;) E tudo num único produto...Espreitem lá.
Ceromemo Student 20 ampolas Bioforma®
Estas foram as nossas dicas de hoje. Esperamos que sejam úteis e que vos ajudem a passar esta época de exames da melhor forma possível :)
Autoria: Drª Cristina Usnik