Memória, concentração e... Óleos de peixe
Olá! Todos sabemos que o stresse, uma noite mal dormida, a idade e os hábitos alimentares são apenas alguns dos fatores que podem condicionar o bom funcionamento cerebral.
Resultado?? Falta de memória, dificuldade de concentração ,…
Acho que todos nós já passamos um pouco por isso e a verdade é que as queixas de falta de memória, dificuldade de concentração, fadiga física e mental são uma constante nos dias de hoje.
As preocupações são constantes, muitas vezes o corre, corre diário não nos permite alimentarmo-nos de uma forma equilibrada e acabamos por ver o nosso rendimento cerebral diminuir.
Ora bem, o período escolar está na sua reta final e os períodos de maior desgaste físico e mental avizinham-se. É o caso dos testes e dos exames.
Mas não é só na altura de maior desgaste ou na altura dos exames que nos devemos preocupar com a nossa saúde mental, não é?
É muito importante que, ao longo de todo o ano tentemos ter uma dieta, o mais equilibrada possível, para garantirmos ao máximo, um bom aporte de nutrientes que são fundamentais para o bom funcionamento cerebral. Afinal de contas ele é uma peça fundamental para que tenhamos uma boa qualidade de vida.
Um cérebro que não funciona bem vai resultar num corpo que não funciona bem.
Então, que tal começar a dar-lhe mais carinho e atenção?
Vamos começar com uma coisa simples?
Que tal começar por ingerir mais alimentos ricos em ácidos gordos ómega 3, como por exemplo o salmão, os frutos secos (como é o caso das nozes), a chia , as sardinhas, o atum, entre outros, como as sementes de cânhamo e etc.
Vários estudos têm vindo a comprovar que os dois principais tipos de ácidos gordos ómega 3 presentes no peixe, EPA e DHA desempenham funções biológicas muito importantes ao nível do sistema nervoso central.
Sementes de chia biológicas 200g Bioforma®
Sementes de Cânhamo biológicas 150g Bioforma®
Hoje em dia sabe-se que existem inúmeros benefícios no consumo de ácidos gordos ómega 3. Têm um papel importante para a saúde ocular, ao contribuir para uma visão normal e além do mais, promovem uma boa saúde cardiovascular, contribuindo para o normal funcionamento do coração.
Mas hoje, falo-vos de cérebro, o órgão mais complexo do corpo humano, e que também necessita de DHA para funcionar na sua plenitude. Isto porque o DHA é o maior componente estrutural das membranas dos nossos neurónios. Baixos níveis de DHA podem resultar num desequilíbrio do funcionamento cerebral.
Se é daqueles, ou daquelas, que não gosta muito da ideia de consumir peixe todos os dias… aqui fica a dica:
1 Cápsula de óleo de peixe por dia, acompanhada de um bom punhado de frutos secos pode ser a solução!
Eu já tomei o meu óleo de peixe hoje de manhã e você??
Aqui fica a dica! ;)
Autoria: Drª Cristina Usnik