Optimize o rendimento intelectual
Às vezes ficamos desorientados no tempo e quando abrimos os olhos damos conta de que o tempo passa a correr e num instante já estamos quase no fim do ano escolar.
Cada vez oiço mais, em consulta, a típica pergunta “como posso melhorar o meu rendimento nesta última etapa se estou tão cansado/a mentalmente”?
Esta queixa comum aplica-se para os alunos que vão fazer exames nacionais, aqueles que querem melhorar as qualificações, aqueles que vão optar por fazer exames para entrar na Universidade, e até os professores que também já estão a ficar esgotados depois do “longo” período escolar.
Ora bem, é normal que o cansaço e o stresse quotidiano acabem por reduzir o nosso rendimento, mas é claro que tudo tem uma solução (ou, pelo menos, podemos tentar), e a resposta pode estar na alimentação ou na suplementação.
Tome nota das seguintes dicas:
- O mais importante para melhorar o funcionamento cerebral e a memória pode ser um ótimo descanso. Dormir é uma das ajudas que podemos dar ao nosso cérebro (quer em quantidade de hora, quer em qualidade do sono). Se tem alguma alteração do sono, pode optar por consumir suplementos à base de ervas naturais (camomila, passiflora) ou, em casos mais complicados, aconselho apostar na Melatonina para reduzir o período de latência e conseguir um sono constante.
- Tenha cuidado com a alimentação. As deficiências de micronutrientes podem trazer consigo uma diminuição do desempenho cognitivo, daí a importância de incluir hortícolas e frutas, no dia-a-dia, a fim de evitar deficiências. A alimentação deverá ser também equilibrada e suficiente para cada individuo, a fim de evitar desequilíbrios nutricionais que afetem a aprendizagem e memória. É importante reforçar o consumo de Ómega-3 (presente em peixes gordos como sardinha, cavala, arenque). Para aqueles que não incluíam os peixes na alimentação, será sempre bom reforçar com um suplemento de EPA e DHA.
- O consumo de água não pode ser esquecido; estudos comprovam que a desidratação em crianças pode vir a afetar a capacidade de retenção e atenção. Para melhorar a hidratação pode também optar pela sopa, frutas e infusões sem açúcar.
- Cuidado com o consumo de estimulantes. A cafeína, o guaraná e o ginseng podem ajudar a ter maior concentração no momento de estudar contudo, poderiam trazer insónias ou alteração do sono, o que por sua vez também prejudicará o rendimento académico. Tudo na sua justa medida, para tirar proveito real.
- Gosto de recomendar alguns suplementos à base de lecitina de soja, ginseng siberiano, vitaminas do complexo B, mirtilos, arginina e vitamina E, a fim de reduzir o stresse oxidativo e aumentar a proteção dos tecidos nervosos contra a oxidação. Este tipo de reforços nutricionais ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo otimizando assim, as funções nervosas do nosso organismo. Sugiro reforçar o aporte destes nutrientes, quer no inicio do ano escolar, quer no último período, para dar apoio a nossa capacidade cognitiva.
Melatonina Night 40 comprimidos Bioforma®
Lecitina de Soja 1200 mg 60 cápsulas Bioforma®
Vitaminas do complexo B 60 cápsulas Bioforma®
Atenção, não esqueça que cada caso é um caso, e que estas recomendações são feitas em modo geral. Convém ajustar em cada caso, dependendo da idade, quantidade de stresse, carências ou excessos nutricionais.
Desejo para todos vós um excelente final de ano escolar.
Autoria: Drª Cristina de Abreu