PT EN FR DE ES

Verão sem retenção de líquidos

Vem aí o verão e com ele começam aquelas múltiplas queixas relacionadas com retenção de líquidos, sensação de pernas pesadas, descontrole da tensão arterial, entre outros. Antes de mais, é preciso explicar que a retenção de líquidos que aparece no verão é originada pela vasodilatação venosa, que ocorre para facilitar a troca de calor entre o organismo e o meio ambiente. 

É uma forma de controlar a pressão arterial por parte do organismo que pode levar a ter retenção de líquidos com ou sem inchaço associado. Há que ser consciente e pensar que não é só com o calor que aumenta a retenção de líquidos no organismo, existem outros fatores como o sedentarismo, uma alimentação inadequada (carregada com sódio e açúcares refinados), algumas alterações hormonais, certos hábitos psicossociais (consumo de tabaco, bebidas alcoólicas ou medicamentos), excesso de gordura corporal, que podem gerar um excesso de carga metabólica que acaba por ser compensada com o aumento do volume de líquidos organismo.

Existem certas estratégias para prevenir a retenção de líquidos. Quer saber quais são? Ora veja lá:

1. Cuidados alimentares: Diminuir o consumo de alimentos processados em primeira instância, pois estes alimentos têm um alto aporte de sódio e açúcares simples que predispõem o corpo para a retenção de líquidos.

2. Cuidados de hidratação: Beba água com frequência, para auxiliar o funcionamento dos rins, assim como para favorecer o trabalho intestinal e melhorar a circulação sanguínea.

3. Aumente o consumo de frutas e verduras: Aumentar o consumo de hortícolas pode ser uma estratégia de dupla proteção, por um lado vai ajudar no consumo de água e pelo outro ajuda no consumo de vitaminas e minerais (Vitamina C, Vitaminas do grupo B, magnésio) que pela sua vez vão atuar no organismo favorecendo a eliminação de toxinas.

4. Descanse: Se você não dormir o suficiente, o seu organismo acaba por ativar os sistemas de compensação, fazendo com que aumente o inchaço e a retenção de líquidos.

5. Aposte no consumo de diuréticos/drenantes: Certas ervas como o chá verde, hibisco, cavalinha, centelha asiática, cidreira, dente de leão (entre outras) têm a capacidade de eliminar o excesso de sódio e líquidos aumentando a frequência urinária. Pode apostar em chás, infusões ou drenantes para diluir na água e otimizar assim a sua excreção de líquidos. Contudo, não se esqueça que cada caso é um caso particular. O mais importante é encontrar a causa da retenção de líquidos para dar o tratamento mais assertivo do ponto de vista natural.

Drenform Bioforma

Drenform 20 ampolas Bioforma

Centelha asiatica Bioforma

Centelha Asiática 60 cápsulas Bioforma

tisana chá verde Bioforma

Chá verde 50g Bioforma


 Autoria: Drª Cristina Usnik

Partilhar:   Facebook   Twitter   Pinterest      Enviar por e-mail:  Enviar por E-mail

Apoio ao cliente: +351 291 640 504 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
(dias úteis das 8h30 às 13h e das 14h às 17h30)

Siga-nos em

POLÍTICA DE PRIVACIDADE  |  TERMOS E CONDIÇÕES  |  CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA  |  ©Topfarma, Lda. 2022. todos os direitos reservados.

  • A minha Conta
  • shopping cart
  • Voltar ao topo

Apoio ao Cliente
Disponível dias úteis das 08:30 às 17:30
Apoio ao Cliente
Olá,
bem-vindo à Bioforma, precisa de ajuda na sua compra online?
Iniciar o chat
Precisa de ajuda?
My Wishlist (0)