Preparação para época fria
Finalmente, o frio está a bater à porta! Matamos saudades de vestir os casacos quentinhos e de aquecer os pés à lareira, mas com certeza, não temos saudades nenhumas das constipações, gripes e doenças do trato respiratório que são mais prevalentes nesta época!
Será que temos feito os possíveis para protegermos o nosso organismo da doença para a chegada do tempo frio?
A verdade é que, muitas, vezes, com o frio nos desleixamos com a forma como nos alimentamos e cuidamos do nosso corpo pois já não temos de ir para a praia e vestir o biquíni ou mostrar a barriguinha num evento. Quando damos por nós, estamos sempre com o pingo no nariz, deprimidos com o tempo escuro e com a sensação de peso na cabeça.
O cuidado com a nossa alimentação e com o nosso corpo deve ser constante!
Queremos prevenir a doença e sentirmo-nos cheios de energia? Então temos de escolher o melhor combustível para o nosso corpo.
No que respeita à alimentação, o que precisamos?
- Precisamos de aumentar o consumo de sopa e hortícolas no prato e comer fruta em vez de doces – Escolher produtos da época e de preferência biológicos;
- Hidratar - a água é a principal fonte de desintoxicação do organismo;
- Evitar as gorduras saturadas, farinhas refinadas e os alimentos processados e embalados;
- Comer peixe, pelo menos 2x/semana, de preferência sem ser de aquacultura;
- Optar por ingerir cereais integrais, leguminosas, sementes e frutos oleaginosos;
- Preferir o azeite, o óleo de coco e a pera abacate a outras gorduras saturadas.
- E ainda adicionar à comida curcuma, canela do ceilão, gengibre, cravo da índia, alho e vinagre de sidra.
E como nos protegemos ainda mais contra as doenças da época?
Os estudos comprovam que o consumo adequado de algumas vitaminas e minerais, compostos fenólicos e os óleos essenciais de alguns alimentos e plantas, é muito importante para a prevenção, tratamento e recuperação de doenças respiratórias:
- Vitamina C – Fontes: Goiaba, Salsa, couve, grelos, rábano, pimento, agrião, espinafres, acelgas, couve-flor, brócolos, kiwi, papaia, coentros, laranja, limão, toranja, tangerina, morango, framboesa, castanha;
- Zinco – Fontes: Gérmen de trigo, sementes, frutos oleaginosos, carne e miudezas, mariscos e moluscos, leguminosas, farelo de trigo, aveia, queijo, especiarias;
- Selénio – Fontes: castanha do brasil, sementes, marisco e moluscos, leguminosas. Neste caso, ter atenção pois o excesso de selénio pode trazer toxicidade. No caso das castanhas do brasil devemos de ingerir 2 por dia para suprir as necessidades;
- Vitaminas do Complexo B – Fontes: Mariscos e moluscos, lácteos, sementes, carne e miudezas, peixe, ovo, leguminosas, frutos oleaginosos, levedura de cerveja, cereais, farelo de aveia e trigo, abacate, cogumelos, banana, papaia, vegetais verde escuros.
- Quercetina – Fontes: cebolas, maçã, uva, frutos vermelhos, couve e espargos;
- Mel de manuka e propólis
- Chás – Equinácia, Tomilho, Funcho, Camomila e Erva Cidreira
- Óleos essenciais – eucalipto, cânfora e menta – como aromaterapia ou em forma de aplicação tópica
Vamos sentir-nos sãos e cheios de energia?
Então vamos respirar bem, passear na natureza, ter uma alimentação saudável, regular o nosso intestino e ter uma boa higiene do sono.
Precisa de um acompanhamento personalizado e mais dicas baseadas em estudos científicos? Saiba que dispomos do serviço Biofórmula+, que garante um acompanhamento nutricional contínuo, individualizado e especializado para que cuide reforce a sua saúde e sistema imunitário!
Autoria: Drª Carina Teixeira - Nutricionista Bioforma