1,2,3,4,5... Carneirinhos! Dificuldade em adormecer?
Quem já não teve uma noite em que, por mais carneirinhos que contasse, o sono não chegava? Os distúrbios do sono são das queixas mais comuns entre a população moderna.
Atingem pessoas de todas as idades e de ambos os sexos e vários estudos indicam que, pelo menos, um terço da população sofre de algum tipo de distúrbio do sono.
O calor, o frio, o stresse, os pensamentos e as preocupações são apenas algumas das causas que me levam a perder o sono e confesso que as últimas noites não têm sido muito tranquilas.
O problema é que uma noite mal dormida é, para mim, sinónimo de um dia ou dois dias a trabalhar a meio gás.
Afinal de contas, é durante o sono, que ocorre o restabelecimento do equilíbrio físico e emocional, que nos permite restaurar o organismo e conservar energia.
Quem nunca ouviu, o velho ditado popular...
“Deitar cedo, e cedo erguer, dá saúde e faz crescer”?
Um sono não reparador pode comprometer seriamente a nossa capacidade de memória, aprendizagem e raciocínio e originar estados frequentes de fadiga, irritabilidade e esgotamento, com repercussões graves.
Mas então o que é que podemos fazer para dormir melhor e acordar com a sensação que descansei? Aqui ficam algumas dicas:
• Melatonina
A melatonina, vulgarmente conhecida como “hormona do sono” é uma hormona reguladora do sono por excelência. Sintetizada ao nível da glândula pineal, a melatonina é responsável pela regulação do ciclo circadiano e do ciclo do sono. É à noite, quando está escuro que se observa um aumento da síntese de melatonina no nosso organismo. Na verdade, quando estamos num ambiente escuro e calmo, os níveis de melatonina do nosso organismo aumentam, causando o sono.
Fatores como a idade e o stresse podem alterar os seus níveis de produção e conduzir, consequentemente, a perturbações do ritmo circadiano (período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos). Vários estudos levam a crer que a toma de suplementos à base de melatonina pode ajudar a combater a insónia, o “jet-lag” e alterações no ciclo vigília-sono.
Melatonina Night 40 comprimidos Bioforma®
Além de tomar a melatonina pode optar por colocar em prática 3 regras fundamentais:
• Deitar-se na cama apenas para dormir
• Não deixe luzes acesas no quarto
• Evite usar o computador ou ver televisão antes de dormir
• Valeriana
Popularmente utilizada pelas suas propriedades sedativas e relaxantes, a Valeriana, Valeriana officinalis, é atualmente uma das plantas mais consumidas quando o assunto é minimizar problemas de insónia. Os resultados obtidos, após a realização de vários estudos clínicos, com a valeriana fez com que, hoje em dia, a comissão Europeia tenha aprovado a utilização desta planta em situações de agitação e insónia causada por problemas nervosos. Sabe-se que o seu efeito sedativo, relaxante e indutor do sono pode ser um excelente aliado quando o assunto é ajudar a dormir bem.
Valeriana 60 cápsulas Bioforma®
• Passiflora
A Passiflora, vulgarmente conhecida como a flor da paixão, é muito utilizada na medicina tradicional graças ao seu reconhecido efeito sedativo, ansiolítico e antiespasmódico.
Apesar da Comissão Europeia apenas referir que aprova a utilização de passiflora em situações de agitação nervosa, a verdade é que as propriedades ansiolíticas e sedativas da planta fazem com que seja muito útil em casos de irritabilidade, ansiedade, insónia e transtornos nervosos.
Passiflora 60 cápsulas Bioforma®
Vamos ter uma boa noite de sono?
Espero que sim!!
Autoria: Drª Cristina Usnik